quarta-feira, 20 de abril de 2011

Retenção de líquidos um problema de que muitas mulheres e alguns homens sofrem




A retenção de líquidos é a acumulação excessiva de água no organismo, e esta provoca a sensação de inchaço e ganho de peso, sem motivo aparente, já que não existe acumulação de gordura.

É muito comum em mulheres, e a altura de maior retenção é no período pré-menstrual, os lugares de maior evidência do inchaço são nas mãos, pernas e próximo do tornozelo. Existem também pessoas com retenção hídrica generalizada, sentido o peito e a barriga inchadas.

Além do inchaço no corpo a retenção de líquidos também pode causar dor de cabeça, pressão alta e dor no peito.

Para descobrir se tem retenção de líquidos não necessita de ir ao médico, basta pressionar a perna com o dedo indicador, conte até 5 e solte. Se a região ficou esbranquiçada e a pele demorou a voltar ao normal, é porque sofre de retenção de líquidos.

Existem muitas causas para a retenção de líquidos tais como: mau funcionamento dos rins, a incapacidade do coração em bombear o sangue, problemas circulatórios, em geral, e em especial do sistema linfático, elevado consumo de sal, pode acarretar uma sobrecarga renal e ainda factores hormonais, como alterações no metabolismo decorrente da menstruação ou até mesmo da gravidez.

Para evitar o inchaço deve:
- Beber muita água: a água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas
- Hidratar o corpo: cosméticos relaxantes activam a circulação. Devem ser utilizados os que têm cânfora e mentol.
- Fazer exercícios: é aconselhável a prática de exercícios físicos, como caminhadas diárias, que promovem o aumento do consumo de líquidos e melhoram a circulação do organismo.
- Diminuir o consumo de sal nas refeições, consumir cereais, fibras e frutas com maior teor de água, como a melancia e o melão.
- Evite alimentos ricos em sódio, pois estes contribuem para a retenção de líquidos.
- É também recomendado por especialistas, o individua submeter-se a massagens, principalmente de drenagem linfática.

Os alimentos que ajudam a acabar com o inchaço são:
- Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango e melancia – pois têm 90% de água
- Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar pois são ricos em potássio
- Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – são diuréticos naturais
- Chás diuréticos – chá verde, de carqueja ou cavalinha
- Fibras como aveia, granota, ameixa seca e uva - previnem a prisão de ventre
- Folhas verde-escuras – activam a circulação
- Ervas aromáticas e especiarias em geral
- Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço
- Salsa – é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.

Os alimentos que devem ser evitados são:
- Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases
- Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio
- Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – Têm muito sal
- Enlatados em geral: palmito, atum, sardinha, milho, ervilhas, etc…
- Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína
- Fritos e lanches servidos em fast-food
- Condimentos prontos, como ketchup e a mostarda
- Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.


Por: Sara Mendes
Fonte: http://desportoenutricao.blogspot.com/2009/06/retencao-de-liquidos-um-problema-de-que.html

6 comentários:

  1. Oi, florzinha.
    Sigo o método de pontos dos Vigilantes do Peso. O método não é muito complicado depois que a gente 'decora' a lista dos alimentos. O ideal mesmo é já programar a refeição (com os pontos) antes. A lista está aqui: http://bejustbe-desafios.blogspot.com/2010/05/pra-quem-quiser-acompanhar-meu-metodo-e.html
    Qualquer dúvida, manda e-mail. Eu não tenho usado msn mais porque preciso me concentrar no meu trabalho. Reta final é fogo!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, há anos venho me cuidado da retenção...é preciso sempre estar hidratada...eu particularmente tenho muita dificuldades para beber água.
    Obrigada pelo puxãozinho de orelhas qto a coca zero...realmente é algo que preciso me policiar, mas já fui bem pior viu amiga....tipo tomar dois litros de coca comum em um dia só.....loukura pura.

    Muito bom e esclarecedor o seu post. Parabéns!!!

    Beijuuuuuuuuu e feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  3. tenho retenção de liquidos só as vezes... mais é nos periodos, mas fora isso, só nos finais de semana que a água fica pouca heheh feliz páscoa! bjus!

    ResponderExcluir
  4. Retenção de liquidos e um problemão...imagine que quando fico dr tpm tenho retenção em todo o corpo,e para a desintix. gosto da drenagem,é muito eficaz.
    beijos e boa Páscoa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Angeli,
    Obrigada por participar do meu blog e do sorteio. Boa sorte menina...bjocas

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quarta-feira, 20 de abril de 2011

Retenção de líquidos um problema de que muitas mulheres e alguns homens sofrem




A retenção de líquidos é a acumulação excessiva de água no organismo, e esta provoca a sensação de inchaço e ganho de peso, sem motivo aparente, já que não existe acumulação de gordura.

É muito comum em mulheres, e a altura de maior retenção é no período pré-menstrual, os lugares de maior evidência do inchaço são nas mãos, pernas e próximo do tornozelo. Existem também pessoas com retenção hídrica generalizada, sentido o peito e a barriga inchadas.

Além do inchaço no corpo a retenção de líquidos também pode causar dor de cabeça, pressão alta e dor no peito.

Para descobrir se tem retenção de líquidos não necessita de ir ao médico, basta pressionar a perna com o dedo indicador, conte até 5 e solte. Se a região ficou esbranquiçada e a pele demorou a voltar ao normal, é porque sofre de retenção de líquidos.

Existem muitas causas para a retenção de líquidos tais como: mau funcionamento dos rins, a incapacidade do coração em bombear o sangue, problemas circulatórios, em geral, e em especial do sistema linfático, elevado consumo de sal, pode acarretar uma sobrecarga renal e ainda factores hormonais, como alterações no metabolismo decorrente da menstruação ou até mesmo da gravidez.

Para evitar o inchaço deve:
- Beber muita água: a água estimula os rins, melhora a circulação e elimina as toxinas
- Hidratar o corpo: cosméticos relaxantes activam a circulação. Devem ser utilizados os que têm cânfora e mentol.
- Fazer exercícios: é aconselhável a prática de exercícios físicos, como caminhadas diárias, que promovem o aumento do consumo de líquidos e melhoram a circulação do organismo.
- Diminuir o consumo de sal nas refeições, consumir cereais, fibras e frutas com maior teor de água, como a melancia e o melão.
- Evite alimentos ricos em sódio, pois estes contribuem para a retenção de líquidos.
- É também recomendado por especialistas, o individua submeter-se a massagens, principalmente de drenagem linfática.

Os alimentos que ajudam a acabar com o inchaço são:
- Pepino, abobrinha, chuchu, alface, abacaxi, pêra, morango e melancia – pois têm 90% de água
- Laranja, tomate, banana e manga – ajudam a desinchar pois são ricos em potássio
- Melão, salsão, aspargo, agrião, rúcula e almeirão – são diuréticos naturais
- Chás diuréticos – chá verde, de carqueja ou cavalinha
- Fibras como aveia, granota, ameixa seca e uva - previnem a prisão de ventre
- Folhas verde-escuras – activam a circulação
- Ervas aromáticas e especiarias em geral
- Alho – diminui a pressão arterial e combate o inchaço
- Salsa – é rica em vitaminas e minerais e ajuda a digerir os alimentos mais pesados e actua como diurético.

Os alimentos que devem ser evitados são:
- Reponho, couve, couve-flor e batata-doce – fermentam e provocam gases
- Refrigerantes (mesmo o light e os diet) – são bebidas ricas em sódio
- Embutidos (salame, mortadela) e carnes como bacalhau e carne seca – Têm muito sal
- Enlatados em geral: palmito, atum, sardinha, milho, ervilhas, etc…
- Café, chá mate, guaraná, achocolatado e outros alimentos que contêm cafeína
- Fritos e lanches servidos em fast-food
- Condimentos prontos, como ketchup e a mostarda
- Doces – abusar do açúcar acelera a produção de toxinas.


Por: Sara Mendes
Fonte: http://desportoenutricao.blogspot.com/2009/06/retencao-de-liquidos-um-problema-de-que.html

6 comentários:

  1. Oi, florzinha.
    Sigo o método de pontos dos Vigilantes do Peso. O método não é muito complicado depois que a gente 'decora' a lista dos alimentos. O ideal mesmo é já programar a refeição (com os pontos) antes. A lista está aqui: http://bejustbe-desafios.blogspot.com/2010/05/pra-quem-quiser-acompanhar-meu-metodo-e.html
    Qualquer dúvida, manda e-mail. Eu não tenho usado msn mais porque preciso me concentrar no meu trabalho. Reta final é fogo!
    Beijão.

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  2. Nossa, há anos venho me cuidado da retenção...é preciso sempre estar hidratada...eu particularmente tenho muita dificuldades para beber água.
    Obrigada pelo puxãozinho de orelhas qto a coca zero...realmente é algo que preciso me policiar, mas já fui bem pior viu amiga....tipo tomar dois litros de coca comum em um dia só.....loukura pura.

    Muito bom e esclarecedor o seu post. Parabéns!!!

    Beijuuuuuuuuu e feliz páscoa.

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  3. tenho retenção de liquidos só as vezes... mais é nos periodos, mas fora isso, só nos finais de semana que a água fica pouca heheh feliz páscoa! bjus!

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  4. Retenção de liquidos e um problemão...imagine que quando fico dr tpm tenho retenção em todo o corpo,e para a desintix. gosto da drenagem,é muito eficaz.
    beijos e boa Páscoa.

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  5. Oi Angeli,
    Obrigada por participar do meu blog e do sorteio. Boa sorte menina...bjocas

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