Sete passos para um blog de sucesso
Por Ana Luiza Robeiro
Fonte: Revista Uma, ed. 114
1. COMPROMETA-SE! - Se você quer ter um espacinho reconhecido na web, é preciso se comprometer com o trabalho. Isso signi fica que não é só postar de brincadeira. Para a publicitária Cristiana Guerra, dona do blog de moda “Hoje vou assim” (www.hojevouassim.blogspot.com), a partir do momento em que você passa a ter leitores, estabelece um compromisso com eles. “Se a proposta for postar todo dia útil, então siga a proposta”, ensina Cristiana.
2. TENHA ALGO A DIZER - O advogado Bruno Carvalho, do “Ligado em série” (www.ligadoemserie.com.br), conta que, além de boa vontade e dedicação, é preciso ter uma opinião formada: “É a capacidade de falar sobre um determinado assunto, imprimindo uma visão própria, sem ser um mero ‘reprodutor’ de notas”. Natalia Klein, redatora e dona do “Adorável psicose” (www.adoravelpsicose.blogspot.com), ainda completa: “Como tudo na vida, para se destacar, você precisa mostrar algo novo. Claro que isso é difícil, porque quase tudo já foi feito. Mas, para chamar a atenção, você precisa, pelo menos, mostrar um ângulo diferente. Senão não faz sentido”.
3. ESPECIALIZE-SE - Escreva sobre o que você gosta e entende. Moda? Design? Filmes? Política? Ou, quem sabe, um blog apenas de fotogra fias? “Hoje em dia, quanto mais especializado for o seu blog, mais facilmente ganhará notoriedade, pois as pessoas buscam informações especí ficas. É cada vez mais raro blogs com ‘um pouco de tudo’ estourarem”, orienta Bruno. No caso do “Adorável psicose”, Natalia descreve: “O que eu faço é analisar eventos cotidianos sob uma perspectiva extremamente exagerada. Mas é um exagero com que as mulheres se identi ficam”.
4. BATALHE – “Falei para mim mesma: ‘Amanhã faço foto de novo’. E estou fazendo isso há 2 anos e 7 meses!”, conta Cristiana. Atraindo leitores, você consegue reconhecimento. “As marcas começaram a me procurar”, completa. Ela pretende deixar seu emprego formal para se dedicar inteiramente à pro fissão de blogueira. “Faço ações, promoções e o que eu chamo de ‘troca de gentilezas’. Uso peças de roupas que ganho no blog, desde que sejam do meu gosto”, explica Cristiana. De acordo com ela, as empresas a reconhecem porque sabem que ela se tornou uma formadora de opinião em moda.
5. SEJA PACIENTE - Bruno aconselha: “Começar um blog objetivando ter lucro já é uma fórmula para o fracasso. O reconhecimento precisa vir naturalmente e não de forma forçada”. Por isso, nada de ficar impaciente porque recebeu poucas visitas hoje ou ninguém comentou em seu último post. “Se o conteúdo for bom e o colunista, esforçado, os leitores e anunciantes vão, eventualmente, aparecer”, completa.
6. SEJA EDUCADA - O blog é, por sua essência, um espaço aberto a críticas e discussões. “Quem publica o que quer pode acabar ouvindo o que não quer”, justi fica Natalia. Por isso, não adianta esquentar a cabeça com comentários ofensivos. “Lidar com eles faz parte. Com o tempo, você começa a aprender a separar a crítica construtiva da mera provocação. Para Cristiana, isso se trata de algo maldoso e revela: “Tento ser sempre bem-humorada, mas tenho minhas vontades de matar um ou outro que comenta”.
7. CONCILIE SEU TEMPO - Emprego, casa, vida afetiva e família. Além de cuidar de tudo isso, escrever em um blog? Parece impraticável encaixar tudo na agenda. “É uma loucura, acho impossível fazer o que eu faço”, brinca Cristiana. Bruno diz que separa os trabalhos para que uma função não atrapalhe a outra. “Às vezes, fica apertado para escrever e atender à demanda dos leitores, mas nada que uma noite ou outra em claro não resolva”, ironiza Bruno.
Sete passos para um blog de sucesso
Por Ana Luiza Robeiro
Fonte: Revista Uma, ed. 114
1. COMPROMETA-SE! - Se você quer ter um espacinho reconhecido na web, é preciso se comprometer com o trabalho. Isso signi fica que não é só postar de brincadeira. Para a publicitária Cristiana Guerra, dona do blog de moda “Hoje vou assim” (www.hojevouassim.blogspot.com), a partir do momento em que você passa a ter leitores, estabelece um compromisso com eles. “Se a proposta for postar todo dia útil, então siga a proposta”, ensina Cristiana.
2. TENHA ALGO A DIZER - O advogado Bruno Carvalho, do “Ligado em série” (www.ligadoemserie.com.br), conta que, além de boa vontade e dedicação, é preciso ter uma opinião formada: “É a capacidade de falar sobre um determinado assunto, imprimindo uma visão própria, sem ser um mero ‘reprodutor’ de notas”. Natalia Klein, redatora e dona do “Adorável psicose” (www.adoravelpsicose.blogspot.com), ainda completa: “Como tudo na vida, para se destacar, você precisa mostrar algo novo. Claro que isso é difícil, porque quase tudo já foi feito. Mas, para chamar a atenção, você precisa, pelo menos, mostrar um ângulo diferente. Senão não faz sentido”.
3. ESPECIALIZE-SE - Escreva sobre o que você gosta e entende. Moda? Design? Filmes? Política? Ou, quem sabe, um blog apenas de fotogra fias? “Hoje em dia, quanto mais especializado for o seu blog, mais facilmente ganhará notoriedade, pois as pessoas buscam informações especí ficas. É cada vez mais raro blogs com ‘um pouco de tudo’ estourarem”, orienta Bruno. No caso do “Adorável psicose”, Natalia descreve: “O que eu faço é analisar eventos cotidianos sob uma perspectiva extremamente exagerada. Mas é um exagero com que as mulheres se identi ficam”.
4. BATALHE – “Falei para mim mesma: ‘Amanhã faço foto de novo’. E estou fazendo isso há 2 anos e 7 meses!”, conta Cristiana. Atraindo leitores, você consegue reconhecimento. “As marcas começaram a me procurar”, completa. Ela pretende deixar seu emprego formal para se dedicar inteiramente à pro fissão de blogueira. “Faço ações, promoções e o que eu chamo de ‘troca de gentilezas’. Uso peças de roupas que ganho no blog, desde que sejam do meu gosto”, explica Cristiana. De acordo com ela, as empresas a reconhecem porque sabem que ela se tornou uma formadora de opinião em moda.
5. SEJA PACIENTE - Bruno aconselha: “Começar um blog objetivando ter lucro já é uma fórmula para o fracasso. O reconhecimento precisa vir naturalmente e não de forma forçada”. Por isso, nada de ficar impaciente porque recebeu poucas visitas hoje ou ninguém comentou em seu último post. “Se o conteúdo for bom e o colunista, esforçado, os leitores e anunciantes vão, eventualmente, aparecer”, completa.
6. SEJA EDUCADA - O blog é, por sua essência, um espaço aberto a críticas e discussões. “Quem publica o que quer pode acabar ouvindo o que não quer”, justi fica Natalia. Por isso, não adianta esquentar a cabeça com comentários ofensivos. “Lidar com eles faz parte. Com o tempo, você começa a aprender a separar a crítica construtiva da mera provocação. Para Cristiana, isso se trata de algo maldoso e revela: “Tento ser sempre bem-humorada, mas tenho minhas vontades de matar um ou outro que comenta”.
7. CONCILIE SEU TEMPO - Emprego, casa, vida afetiva e família. Além de cuidar de tudo isso, escrever em um blog? Parece impraticável encaixar tudo na agenda. “É uma loucura, acho impossível fazer o que eu faço”, brinca Cristiana. Bruno diz que separa os trabalhos para que uma função não atrapalhe a outra. “Às vezes, fica apertado para escrever e atender à demanda dos leitores, mas nada que uma noite ou outra em claro não resolva”, ironiza Bruno.
Adorei as dicas.... Quem sabe né????
ResponderExcluirbjbj
Nunca pensei em lucrar com meu blog, na verdade escrevo por prazer, é uma delicia poder compartilhar e algo que me ajudou superar a solidão que senti após casar-me!
ResponderExcluirMeu blog é meu prazer!
Bjocas