domingo, 15 de agosto de 2010

Sete passos para um blog de sucesso



Por Ana Luiza Robeiro
Fonte: Revista Uma, ed. 114


1. COMPROMETA-SE! - Se você quer ter um espacinho reconhecido na web, é preciso se comprometer com o trabalho. Isso signi fica que não é só postar de brincadeira. Para a publicitária Cristiana Guerra, dona do blog de moda “Hoje vou assim” (www.hojevouassim.blogspot.com), a partir do momento em que você passa a ter leitores, estabelece um compromisso com eles. “Se a proposta for postar todo dia útil, então siga a proposta”, ensina Cristiana.

2. TENHA ALGO A DIZER - O advogado Bruno Carvalho, do “Ligado em série” (www.ligadoemserie.com.br), conta que, além de boa vontade e dedicação, é preciso ter uma opinião formada: “É a capacidade de falar sobre um determinado assunto, imprimindo uma visão própria, sem ser um mero ‘reprodutor’ de notas”. Natalia Klein, redatora e dona do “Adorável psicose” (www.adoravelpsicose.blogspot.com), ainda completa: “Como tudo na vida, para se destacar, você precisa mostrar algo novo. Claro que isso é difícil, porque quase tudo já foi feito. Mas, para chamar a atenção, você precisa, pelo menos, mostrar um ângulo diferente. Senão não faz sentido”.

3. ESPECIALIZE-SE - Escreva sobre o que você gosta e entende. Moda? Design? Filmes? Política? Ou, quem sabe, um blog apenas de fotogra fias? “Hoje em dia, quanto mais especializado for o seu blog, mais facilmente ganhará notoriedade, pois as pessoas buscam informações especí ficas. É cada vez mais raro blogs com ‘um pouco de tudo’ estourarem”, orienta Bruno. No caso do “Adorável psicose”, Natalia descreve: “O que eu faço é analisar eventos cotidianos sob uma perspectiva extremamente exagerada. Mas é um exagero com que as mulheres se identi ficam”.

4. BATALHE – “Falei para mim mesma: ‘Amanhã faço foto de novo’. E estou fazendo isso há 2 anos e 7 meses!”, conta Cristiana. Atraindo leitores, você consegue reconhecimento. “As marcas começaram a me procurar”, completa. Ela pretende deixar seu emprego formal para se dedicar inteiramente à pro fissão de blogueira. “Faço ações, promoções e o que eu chamo de ‘troca de gentilezas’. Uso peças de roupas que ganho no blog, desde que sejam do meu gosto”, explica Cristiana. De acordo com ela, as empresas a reconhecem porque sabem que ela se tornou uma formadora de opinião em moda.

5. SEJA PACIENTE - Bruno aconselha: “Começar um blog objetivando ter lucro já é uma fórmula para o fracasso. O reconhecimento precisa vir naturalmente e não de forma forçada”. Por isso, nada de ficar impaciente porque recebeu poucas visitas hoje ou ninguém comentou em seu último post. “Se o conteúdo for bom e o colunista, esforçado, os leitores e anunciantes vão, eventualmente, aparecer”, completa.

6. SEJA EDUCADA - O blog é, por sua essência, um espaço aberto a críticas e discussões. “Quem publica o que quer pode acabar ouvindo o que não quer”, justi fica Natalia. Por isso, não adianta esquentar a cabeça com comentários ofensivos. “Lidar com eles faz parte. Com o tempo, você começa a aprender a separar a crítica construtiva da mera provocação. Para Cristiana, isso se trata de algo maldoso e revela: “Tento ser sempre bem-humorada, mas tenho minhas vontades de matar um ou outro que comenta”.

7. CONCILIE SEU TEMPO - Emprego, casa, vida afetiva e família. Além de cuidar de tudo isso, escrever em um blog? Parece impraticável encaixar tudo na agenda. “É uma loucura, acho impossível fazer o que eu faço”, brinca Cristiana. Bruno diz que separa os trabalhos para que uma função não atrapalhe a outra. “Às vezes, fica apertado para escrever e atender à demanda dos leitores, mas nada que uma noite ou outra em claro não resolva”, ironiza Bruno.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas.... Quem sabe né????

    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei em lucrar com meu blog, na verdade escrevo por prazer, é uma delicia poder compartilhar e algo que me ajudou superar a solidão que senti após casar-me!
    Meu blog é meu prazer!
    Bjocas

    ResponderExcluir

domingo, 15 de agosto de 2010

Sete passos para um blog de sucesso



Por Ana Luiza Robeiro
Fonte: Revista Uma, ed. 114


1. COMPROMETA-SE! - Se você quer ter um espacinho reconhecido na web, é preciso se comprometer com o trabalho. Isso signi fica que não é só postar de brincadeira. Para a publicitária Cristiana Guerra, dona do blog de moda “Hoje vou assim” (www.hojevouassim.blogspot.com), a partir do momento em que você passa a ter leitores, estabelece um compromisso com eles. “Se a proposta for postar todo dia útil, então siga a proposta”, ensina Cristiana.

2. TENHA ALGO A DIZER - O advogado Bruno Carvalho, do “Ligado em série” (www.ligadoemserie.com.br), conta que, além de boa vontade e dedicação, é preciso ter uma opinião formada: “É a capacidade de falar sobre um determinado assunto, imprimindo uma visão própria, sem ser um mero ‘reprodutor’ de notas”. Natalia Klein, redatora e dona do “Adorável psicose” (www.adoravelpsicose.blogspot.com), ainda completa: “Como tudo na vida, para se destacar, você precisa mostrar algo novo. Claro que isso é difícil, porque quase tudo já foi feito. Mas, para chamar a atenção, você precisa, pelo menos, mostrar um ângulo diferente. Senão não faz sentido”.

3. ESPECIALIZE-SE - Escreva sobre o que você gosta e entende. Moda? Design? Filmes? Política? Ou, quem sabe, um blog apenas de fotogra fias? “Hoje em dia, quanto mais especializado for o seu blog, mais facilmente ganhará notoriedade, pois as pessoas buscam informações especí ficas. É cada vez mais raro blogs com ‘um pouco de tudo’ estourarem”, orienta Bruno. No caso do “Adorável psicose”, Natalia descreve: “O que eu faço é analisar eventos cotidianos sob uma perspectiva extremamente exagerada. Mas é um exagero com que as mulheres se identi ficam”.

4. BATALHE – “Falei para mim mesma: ‘Amanhã faço foto de novo’. E estou fazendo isso há 2 anos e 7 meses!”, conta Cristiana. Atraindo leitores, você consegue reconhecimento. “As marcas começaram a me procurar”, completa. Ela pretende deixar seu emprego formal para se dedicar inteiramente à pro fissão de blogueira. “Faço ações, promoções e o que eu chamo de ‘troca de gentilezas’. Uso peças de roupas que ganho no blog, desde que sejam do meu gosto”, explica Cristiana. De acordo com ela, as empresas a reconhecem porque sabem que ela se tornou uma formadora de opinião em moda.

5. SEJA PACIENTE - Bruno aconselha: “Começar um blog objetivando ter lucro já é uma fórmula para o fracasso. O reconhecimento precisa vir naturalmente e não de forma forçada”. Por isso, nada de ficar impaciente porque recebeu poucas visitas hoje ou ninguém comentou em seu último post. “Se o conteúdo for bom e o colunista, esforçado, os leitores e anunciantes vão, eventualmente, aparecer”, completa.

6. SEJA EDUCADA - O blog é, por sua essência, um espaço aberto a críticas e discussões. “Quem publica o que quer pode acabar ouvindo o que não quer”, justi fica Natalia. Por isso, não adianta esquentar a cabeça com comentários ofensivos. “Lidar com eles faz parte. Com o tempo, você começa a aprender a separar a crítica construtiva da mera provocação. Para Cristiana, isso se trata de algo maldoso e revela: “Tento ser sempre bem-humorada, mas tenho minhas vontades de matar um ou outro que comenta”.

7. CONCILIE SEU TEMPO - Emprego, casa, vida afetiva e família. Além de cuidar de tudo isso, escrever em um blog? Parece impraticável encaixar tudo na agenda. “É uma loucura, acho impossível fazer o que eu faço”, brinca Cristiana. Bruno diz que separa os trabalhos para que uma função não atrapalhe a outra. “Às vezes, fica apertado para escrever e atender à demanda dos leitores, mas nada que uma noite ou outra em claro não resolva”, ironiza Bruno.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas.... Quem sabe né????

    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Nunca pensei em lucrar com meu blog, na verdade escrevo por prazer, é uma delicia poder compartilhar e algo que me ajudou superar a solidão que senti após casar-me!
    Meu blog é meu prazer!
    Bjocas

    ResponderExcluir